SEXTA, 29 DE MARÇO DE 2024|CONTATO

Depois do anúncio da nova presidência da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, formada por profissionais notórios para abastecer o mercado brasileiro com informações e tendências relativas às indústrias de eventos e turismo, a entidade acaba de definir a equipe que irá compor a diretoria para os anos de 2014 até 2016. 

Sexta, 23 de maio de 2014


Depois do anúncio da nova presidência da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, formada por profissionais notórios para abastecer o mercado brasileiro com informações e tendências relativas às indústrias de eventos e turismo, a entidade acaba de definir a equipe que irá compor a diretoria para os anos de 2014 até 2016.

Para apoiar o presidente eleito Sergio Pasqualin, que também é diretor superintendente do Expo Center Norte, assumem José Wagner Ferreira, diretor da Viaja Brasil, como Vice-presidente; Antonia Marisa Canton, diretora da Canton Eventos, como Diretora Secretária; Elza Tsumori, sócia-diretora da Casa Barcelona, como Diretora Financeira; Armando Alberto Arruda Pereira Campos Mello, presidente da UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feira, Sergio Junqueira Arantes, diretor da Eventos Expo Editora, e Ibrahim Georges Tahtouh diretor da IT Mice, como Diretores; Anita Pires, presidente da ABEOC – Associação Brasileira das Empresas de Eventos, no cargo de Diretora Regional Sul; e Enid Câmara, diretora da Prática Eventos, como Diretora Regional Nordeste.

Administrador de Empresas com Pós Graduação em Análise de Sistemas e Marketing, José Wagner Ferreira tem mais de 40 anos na área de aviação civil. Foi vice-presidente da TAM e presidente da Webjet, atualmente é diretor da Viaja Brasil, além de já ter presidido a Academia (2012-2014), onde ocupa a Cadeira 05, tendo escolhido como patrono o comandante Rolim Adolfo Amaro, que foi presidente da TAM.

Antônia Marisa Canton é Doutora em Ciências da Comunicação com ênfase em Turismo, Lazer e Eventos, pela ECA/USP. Possui especialização em Planejamento Turístico pela Universidade de Málaga, na Espanha, e é Docente na FGV/SP para as disciplinas: Gestão de Eventos e Gestão de Empreendimentos Turísticos, para cursos de graduação, pós-graduação e cursos especiais para executivos. Recebeu o Prêmio Caio em 2002 como a primeira doutora em eventos no Brasil. Diretora da Canton Eventos e Cultura, empresa de consultoria e treinamento, é também autora de livros e artigos especiais sobre o setor. Ocupa a Cadeira 18 da Academia e tem como patrono o fundador do Copacabana Palace, Octavio Guinle.

Designer pela FAAP, pós graduação latu sensu pela Amana-Key, Elza Tsumori atualmente é sócia da Casa Barcelona, especializada em gestão de marcas e design de negócios. É ainda Conselheira Permanente da AMPRO – Associação de Marketing Promocional, Coordenadora do Fórum Permanente de Entidades de Eventos e membro da ABRAESPORTE-Academia Brasileira de Marketing Esportivo. Foi Presidente e Presidente do Conselho Consultivo da AMPRO e uma das Profissionais Mais Influentes do Marketing Promocional Brasileiro 2011. Ocupa a Cadeira 37 e escolheu como patrona a especialista em eventos e turismo Sylvia Mangabeira.

Armando Alberto Arruda Pereira Campos Mello: Bacharel em Relações Públicas FAAP/ SP; Especialização em Gestão de Políticas Públicas do Turismo - UFSC e Economia Turística pela Secretaria de Turismo SP, atualmente é Presidente Executivo da UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras e Diretor do Sindiprom SP, além de Diretor FESESP – Federação de Serviços do Estado de São Paulo e Conselheiro dos Conselhos Municipal, Estadual e Nacional de Turismo. Ocupa a cadeira de número 11 da Academia e tem como patrono o engenheiro Armando de Arruda Pereira, que, entre outras funções públicas, exerceu como prefeito de São Paulo de 1951 a 1953.

Um dos fundadores da Academia, Sergio Junqueira Arantes é jornalista e especialista em eventos, com mais de 40 anos de atuação na profissão. Atuou na grande imprensa nos anos 70, foi editor da revista Palco+Plateia e atualmente é diretor da Eventos Expo Editora, Publisher das Revistas Eventos, Mix Hotel e do Portal Eventos, além de diretor fundador do Prêmio Caio e do Fórum Eventos. Foi ainda presidente da ADVB/MS, vice-presidente da FENADVB e conselheiro da ABEOC Brasil. Por sua trajetória, foi homenageado com o prêmio Homem do Ano 2006, Membro Benemérito do IBEV Instituto Brasileiro de Eventos, eleito Embaixador do Rio de Janeiro em 2011 e um dos Profissionais mais Influentes do Marketing Promocional Brasileiro 2011. Ocupa a cadeira 01 da Academia e tem como patrono Ciccillo Matarazzo, que foi um industrial e mecenas ítalo-brasileiro.

Ibrahim Tahtouh é Diretor-Presidente da IT MICE Travel Solutions, Fundador e Membro do Comitê das Operadoras de Viagens de Incentivo da AMPRO, Membro da SITE - Society of Incentive & Travel Executives - New York desde 1978 e Membro do Conselho Consultivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau. Participou da primeira turma da Faculdade de Turismo do Morumbi, em 1974; palestrante no tema Incentivo e MICE (Meetings,Incentives, Congrees & Exhibitions); e apoiador, desde 2006, do Projeto Todos pela Educação. Ocupa a cadeira de número 16 da Academia, tendo Stella Barros como patrona.

A nova diretora Regional Sul, Anita Pires, é Educadora Social, jornalista e empresária. Diretora presidente da Empresa Pires e Associados, também preside a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), é vice- presidente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comérciode Bens, Serviços e Turismo (CNC); vice-presidente da Associação FloripAmanã, ex-Secretária de Educação de Florianópolis, ex-Secretária de Planejamento do Estado de Santa Catarina e ex-presidente da Fundação Catarinense de Cultura. Ocupa a cadeira 33 da Academia e escolheu Beto Carrero como patrono.

Enid Câmara é diretora geral da Prática Eventos, pós graduada em Planejamento, Gerenciamento e Organização de Eventos. Em vinte anos de atuação, coordenou mais de 700 eventos de caráter local, regional, nacional, internacional. Foi presidente do Skal Internacional de Fortaleza (2011-2013) e vice-presidente do Skal Internacional do Brasil. Ocupa a cadeira 27 da Academia e escolheu o economista cearense Roberto Matoso como patrono.

Sobre a Academia
A Academia Brasileira de Eventos foi inaugurada em fevereiro 2006 como Academia Brasileira de Eventos; o nome "Turismo” foi incorporado à instituição em março de 2012, frente à atualização e ampliação de seus objetivos. Iniciativa inédita no país, a Academia surgiu da necessidade de nutrir o segmento com pesquisas e dados capazes de prever conjunturas, amparar crises e nortear ações no que se refere às tendências mundiais dos segmentos de turismo e eventos e suas reflexões no Brasil. Tem como objetivo principal trazer, por meio de ações inéditas e programadas, a integração de esforços para a implementação do setor a nível nacional e internacional. Composta atualmente por 35 acadêmicos efetivos e perpétuos, à semelhança de outras Academias no Brasil e no mundo, tem seu quadro constituído por profissionais notórios dos segmentos de marketing promocional, turismo de negócios, promoção comercial, transporte aéreo, hotelaria e outros. Entre suas principais ações, em 2011 instituiu o Dia do Profissional de Eventos, comemorado desde 2013 oficialmente, todo dia 30 de abril. Outros detalhes: http://www.academiaeventosturismo.org.br