SEXTA, 19 DE ABRIL DE 2024|CONTATO

Por Armando Arruda Pereira Campos Mello, Presidente Executivo da Ubrafe e Diretor Superintendente do SINDIPROM/SP

Sexta, 09 de novembro de 2018


Nos últimos 20 anos, mais de 84 milhões de compradores participaram de feiras de negócios no Brasil, um número invejável para qualquer segmento econômico no país. Qual é o segredo das feiras de negócios? Porque elas conseguem gerar, em poucos dias, negócios tão bons para tantas empresas?

O segredo está na capacidade de proporcionar o que há de mais importante e valioso no mercado: o contato comercial direto entre comprador e vendedor. Até que se prove o contrário, não há ferramenta de mídia presencial mais eficiente do que apresentar pessoalmente produtos e serviços aos potenciais compradores.

Por mais que a internet e outras formas de comunicação facilitem o contato com os parceiros comerciais, não há nada que substitua o contato cara a cara – olho no olho – entre o vendedor e o comprador. E é isso que a feira proporciona. Além do mais, os empresários que participam das feiras têm ainda a chance de conquistar dezenas de novos clientes de todo o país e do exterior.

Mas qual a tendência destes eventos hoje?

Temos seis grandes tendências acontecendo nos eventos atualmente:


1. MARKETING DIGITAL

Criar conteúdo digital que vale a pena distribuir e encontrar o que irá atrair seu público para maximizar o compartilhamento e alcance das redes sociais. Com as mídias sociais e o marketing digital, as ativações de experiência aumentam a interação em grandes proporções.
Ex.: Facebook, Youtube, Instagram, Twitter, E-mail, APPs.


2. HIPERCONECTIVIDADE ATRAVÉS DE PATROCÍNIOS

53% dos profissionais do evento estão lutando para garantir o patrocínio para eventos. O patrocínio é um gerador de receita para financiar eventos, mantendo seus patrocinadores felizes e ajudando-os a se conectar melhor com os participantes, o retorno é certo, seja financeiro seja de público.
Ex.: marca Saint-Gobain x Feira Greenbuilding Brasil, Banco Bradesco x ABF Franchising Expo


3. SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade não é uma tendência, por si só, mas merece e precisa de reconhecimento à parte nesta lista, pois é parte integrante da indústria de eventos. Além disso, novos padrões de sustentabilidade estão surgindo com o passar dos anos, em especiais em locais que recebem grandes eventos.
Ex.: Reciclagem do lixo, Compensação de CO2, Iluminação econômica


4. REPENSAR ENTREGA DE CONTEÚDO

A forma como entregamos conteúdo nas feiras está sempre em movimento, acompanhando as transformações digitais e direcionamentos. É preciso atualização das ferramentas e meios de transmitir a mensagem de forma correta e direta.
Ex.: Folders, Telas Interativas nos corredores, Publicações


5. COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO COM O PÚBLICO

Conferências privadas e/ou palestras dentro das feiras estão aumentando gradativamente. Estes pequenos eventos acontecem em diferentes espaços ou num mesmo local, sob o comando de especialistas expondo conteúdo e conhecimento de determinado assunto se aprofundando mais nos detalhes do tema de forma a envolver e atrair o público para a feira.
Ex.: Arenas do Conhecimento, Rodadas de Negócios, Palestras.


6. ACOLHIMENTO

Trazer o cliente para perto. As feiras para terem sucesso não precisam que um alto número de público para visitação apenas, mas sim um alto número de visitantes de qualidade que realizam negócios efetivos e trazem retorno aos expositores.

Utilizando-se destas seis ferramentas um promotor/organizador de evento com certeza estará no caminho certo para a efetividade de seu evento.



Por Armando Arruda Pereira de Campos Mello
Presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo
Presidente Executivo da Ubrafe – União Brasileira dos Promotores de Feiras
Diretor Superintendente do SINDIPROM/SP – Sindicato de Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de São Paulo
Membro do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade – Cetur da CNC