SEXTA, 29 DE MARÇO DE 2024|CONTATO

Por Jorge Alves de Souza, Diretor-Superintendente e cofundador do Grupo COUROMODA e Presidente do Sindiprom-SP

Quinta, 07 de março de 2019


Observe com a atenção a figura acima e seus anéis, representativa de um segmento econômico cujo propósito é geração e multiplicação de negócios.

Nessa imagem existem quadrantes, e ela foi elaborada a partir da visão de uma piscina: o observador jogou um objeto pesado no meio dela e cada onda criada por este impacto colocou de forma sábia um anel nesta cadeia de negócios.

A piscina é o Pavilhão de Exposições e o objeto de peso é a feira de negócios colocada dentro dele, formando ondas, uma a uma, até atingir uma grande onda multiplicadora.

A partir da decisão do expositor de participar de uma feira ele se integra a este processo, por exemplo, no quadrante que envolve a sua cadeia de produção, que por consequência vai impactar fornecedores de matéria prima, máquinas, equipamentos, logística, criação e tecnologia.

Estes produtos precisam ser apresentados na feira e consequentemente movimentam o quadrante da distribuição para os mercados interno e externo, chegando finalmente aos milhares de pontos do varejo, satisfazendo os desejos e necessidades do consumidor final.

Da mesma forma esta decisão impacta no chão de feira, onde a área de exposição dos produtos do expositor movimenta a cadeia de infraestrutura: logística, segurança, limpeza, alimentação, montagem, decoração e materiais diversos de marketing dos produtos expostos e da marca de cada empresa.

No quadrante do receptivo, expositores e compradores nacionais e internacionais movimentam uma cadeia importante de serviços, como agentes de viagem, empresas aéreas, hotéis, restaurantes, transporte, entretenimento e compras. Dinheiro novo para as cidades onde são realizadas.

O mais importante é a sua validade inquestionável, uma vez que seu impacto econômico e social atinge milhares de pessoas, gerando desenvolvimento, emprego, renda e também a geração de receitas tributárias para o país.

É imprescindível definir um propósito firme e saber por que sua empresa faz do mundo um lugar melhor, bem como sua proposta única de vendas, avaliando quais são as empresas semelhantes e porque a sua empresa é tão exclusiva.

A feira proporciona aos expositores e compradores uma visão panorâmica do setor ao qual ela se destina, num período de três dias ou mais, impossível de ser atingido de outra forma.

Visualize a figura que traduz a importância econômica do setor que abrange mais de 50 macro setores da economia do nosso país.

Participe!