SEXTA, 29 DE MARÇO DE 2024|CONTATO

Iniciativa pioneira em feiras de calçados, Showroom Franquias cria oportunidade para marcas que querem expandir seu modelo de franchising e fortalecer sua estratégia de crescimento de olho no grande número de lojistas que visitam o evento.

Sexta, 11 de outubro de 2019


Pela primeira vez um evento de negócios do setor de calçados abrirá espaço para fabricantes que trabalham com o modelo de franchising. Esta ação pioneira é mais uma das inovações que a Francal Ablac Show 2020, de 1 a 3 de junho, vai oferecer para o mercado calçadista.

Localizado numa área privilegiada e com grande visibilidade, logo na entrada da feira, o Showroom Franquias será uma oportunidade única para as indústrias que querem expandir seu modelo de franchising e fortalecer sua estratégia de crescimento, tendo em vista o grande número de lojistas de calçados, bolsas e acessórios de moda que visitam o evento anualmente, principalmente aqueles que trabalham com multimarcas.

“Existe uma tendência à segmentação nos dias de hoje no varejo de calçados”, explica Wesley Barbosa, consultor de varejo da Francal Ablac Show. Segundo ele, muitos lojistas estão buscando no modelo de franquia uma forma de diversificar seus negócios e aumentar os lucros. “O mais comum é o empresário manter sua loja multimarca e investir numa franqueada”.

De acordo com estudo da ABF – Associação Brasileira de Franchising, o segmento de Moda (em que estão inseridos os calçados) foi o que apresentou segundo maior crescimento relativo em número de unidades em 2018 na comparação com o ano anterior (7,6%), chegando a 22.931 unidades em todo o País. Até o segundo trimestre de 2019, o aumento do número de unidades deste segmento sobre igual período anterior já tinha alcançado 4%.

Wesley explica que os lojistas de calçados que optam por este modelo se beneficiam da expertise que os franqueadores têm em gestão da marca, de produto e até de ambientação. “É correto afirmar que lojas franqueadas entregam uma melhor experiência de compra, e este é hoje um dos principais valores buscados pelos consumidores”.

Pesquisa divulgada no início de outubro pelo Grupo Bittencourt, especializado em franchising, apontou as 25 maiores franqueadoras em termos de cultura organizacional forte e liderança transformadora, fatores considerados cruciais para a melhoria dos resultados. Destas, 3 são do segmento de calçados: Arezzo, Bibi e Jorge Bischoff.

“O Showroom Franquias abre um espaço inédito numa feira de calçados para que estas empresas, em número cada vez maior, possam expor sua marca e seu modelo de franquia a milhares de lojistas interessados em diversificar seu negócio”, explica o presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala. “Muitas delas já são expositoras da feira, e podem continuar mantendo seu estande na Francal Ablac Show para comercializar as coleções e outro estande no novo showroom para expandir sua franquia”.

Francal Ablac Show

Francal Ablac Show 2020 é uma parceria entre a Francal e a Ablac para impulsionar o mercado calçadista o ano todo com uma série de ações coordenadas, como a criação do Conselho Permanente do Calçado, Missão Ablac NRF em Nova Iorque (em janeiro), eventos pós NRF 2020, Rodadas de Negócios em Franca/SP e Novo Hamburgo/RS (abril e setembro), a Francal Ablac Show 2020 (1 a 3 de junho), em São Paulo, Francal Ablac Show – Salão Alto Verão (24 e 25 de agosto), também em São Paulo, e presença em feiras regionais já existentes.

Com sede em São Paulo, a Francal Feiras, maior promotora de eventos de capital nacional do Brasil, atua em 15 diferentes setores, entre eles o calçado e bolsas, conectando a indústria brasileira ao varejo e a importadores dos cinco continentes. Concentra negócios, moda, conhecimento, soluções e serviços para o varejo em total sintonia com as demandas de um setor em constante transformação.

A Ablac – Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados possui cerca de 1,8 mil associados, entre eles a 40 maiores redes de lojas de calçados brasileiras, que reúnem 14 mil pontos de vendas e são responsáveis por cerca de 51% do faturamento do canal. Com forte atuação institucional, a entidade vem ampliando suas atividades nos últimos anos no campo político e, agora, soma-se à Francal para ofertar aos seus associados novas oportunidades de especialização em diferentes áreas do conhecimento, bem como de aquisição de produtos.

Fonte: Assessoria de Imprensa | Primeira Página